sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A GREVE DOS AGENTES DE SAÚDE E AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS DE JANDUÍS/RN CONTINUA SEM ATENÇÃO DA GESTÃO MINICIPAL

Greve que teve início no dia 25 de janeiro de 2016, se mantem sem negociação por parte da gestão municipal de Janduis/RN para com os agentes. A prefeita Lígia de Souza Félix, continua como se nada tivesse acontecendo, sem se quer marcar uma reunião de negociação com o sindicato que representa a categoria, que é o SINDICATO DOS AGENTES DE SAÚDE DO RN – SINDAS-RN.

O Piso Salarial Nacional, que é valor mínimo a ser pago aos agentes de saúde e os agentes de combate às endemias, que foi instituído desde 17 de junho de 2014 pela lei 12.994 é a principal reivindicação dos agentes. No dia 24 de novembro do ano de 2015, à câmara municipal de vereadores de Janduis/RN, convocou uma audiência pública para tratar do piso salarial dos referidos agentes. No entanto, a prefeitura municipal, se negou a enviar um representante para discutir o assunto juntos com os vereadores, agentes e sindicado.

O Ministério da Saúde, já está efetuando o repasse dos recursos para pagamento do piso em forma de Assistência Financeira Complementar (AFC), tanto para os agentes de saúde como também para os agentes de combate as endemias. Mas a gestão se nega a negociar com a categoria de forma assustadora.

Em meio a essa toda força tarefa que o governo federal vêm realizando no país. Janduís/RN se encontra fora do mapa de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus (tem relação com a microcefalia). Por força da lei de greve, a equipe de endemias é obrigada ficar com um contingente de seu efetivo total, de 30% em atuação, mas no entanto esses 30% também estão parados por falta de larvicida.

Assim, caso não aja entendimento entre as partes envolvidas e a greve se estender por muito tempo, a população de Janduís/RN corre um alto risco de sofrer problemas sérios à saúde, em virtude desse leque de doenças que o mosquito aedes aegypti vêm transmitindo. Afirmou, Marinaldo Joaquim, responsável pela sala de situação de combate ao mosquito, aedes aegypti e enfrentamento da microcefalia.




Um comentário:

SINDISERJ disse...

Foi assim que a Prefeita de Janduís se comportou durante a greve dos professores no início do ano letivo de 2015, insensível, indiferente a situação, sem demonstrar nenhuma preocupação com a educação do nosso município. Apresentou inaceitáveis e absurdas propostas desrespeitado e violando direitos adquiridos que não foram aceitas não sendo possível nenhuma negociação. A triste realidade é esta mesmo, a municipalidade não tem compromisso com a população, com servidores, como diz o adágio popular não está nem aí, com os danos que a população venha sofrer pela suspensão ou paralisação do serviço público seja em qual setor for. Contudo, os Agentes não devem desanimar, vão às ruas,às redes sociais, botar a boca no trombone e mostrar a população em que estão sendo injustiçados, o que está sendo negado que lhes é d e direito