sábado, 31 de maio de 2014

JUSTIÇA DO RN DECRETA ILEGALIDADE DA GREVE DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou como ilegal a greve dos agentes penitenciários do estado que foi deflagrada para ser iniciada neste sábado (31).
O posiconamento do TJRN estabelece que o o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN deve se abster de qualquer paralisação por tempo indeterminado, de forma parcial ou total. 
Em caso de desobedoência ao determinado, a decisão judicial define multa no valor de R$ 10 mil à ser paga pelo próprio Sindasp-RN. A medida é datada dessa sexta-feira (30) e assinada pela desembargadora do TJRN, Judite Nunes.
Saiba mais:


Via: De Fato

CASAMENTO COMUNITÁRIO UNE 92 CASAIS NA CIDADE DO SERIDÓ

Do TJRN
A desembargadora Zeneide Bezerra destacou os esforços de todos os envolvidos na organização do "Justiça na Praça" em Jucurutu, evento cuja montagem começou há mais de três meses e que teve mais de 100 pessoas atuando no atendimento ao cidadão, apenas no dia de hoje. Dirigindo-se aos casais, a coordenadora do NAPS, trouxe uma mensagem sobre o amor. “O casamento vai além desse momento aqui nesta praça. Vocês irão construí-lo dia a dia, com a vontade de amar e com a capacidade de compreender, se desprender e respeitar”, disse.

Hoje (30), 92 casais confirmaram sua união civil perante à Justiça, em Jucurutu.
A magistrada compartilhou com o público presente que ela própria comemorava hoje seus 35 anos de casamento e definiu o amor por meio de dois autores franceses: “O amor é a poesia dos sentidos”, Honoré de Balzac, e “O amor é um tecido formado pela natureza e bordado pela imaginação”, Voltaire.
A juíza Marina Melo foi a celebrante do casamento comunitário, com a ajuda do coordenador Rossini Pimentel, membro do NAPS. Ela destacou que muitos casais encontram dificuldades para oficializar sua união, seja por dificuldades financeiras ou outras situações. A maioria dos casais presentes a cerimônia já vivem juntos, mas não tinham esse reconhecimento legal. Por meio de parceira com o cartório local, todos os casamentos foram gratuitos.
Entusiasta dos casamentos comunitários, tendo participado da maioria das celebrações do Justiça na Praça, a própria magistrada oficializou sua união em um dos eventos do programa. Marina Melo reforçou a importância do casamento, com a beleza do amor e da harmonia entre os casais.
Pessoas como o casal Ricardo e Fiama, que representaram os demais nubentes. “Ter te conhecido é herança de uma força cuja época jamais vou esquecer”, escreveu o noivo em carta lida aos presentes. O casamento reuniu ainda os jovens Nelson Silva, 20, e Giceli Elani, 19, e os experientes Francisco de Assis, 74, e Maria das Graças, 68, juntos há 43 anos e que aproveitaram a realização do Justiça na Praça em Jucurutu para oficializarem a união de suas vidas.

“Sejam felizes mesmo que os outros não queiram, porque fomos criados por Deus para sermos felizes”, afirmou também aos casais o padre Luiz Carlos, vigário da paróquia de São Sebastião.

Além dos desembargadores Saraiva Sobrinho, vice-presidente do TJRN, e Zeneide Bezerra, participaram da abertura do Justiça na Praça, o juiz convocado José Undário Andrade, a juíza Marina Melo, o promotor de Justiça Fausto Faustino de França, o prefeito George Soares, a vice-prefeita Paula Lopes, a presidente da Câmara Municipal de Jucurutu e vereadora Paula Torres.

Estiveram presentes também, o comandante da Base Aérea de Natal (BANt), coronel André Luís Gomes Monteiro, e o comandante da Base de Lançamentos da Barreira do Inferno, coronel Maurício Lima de Alcântara, além de secretários municipais e diversas outras autoridades da região. O ex-prefeito Nelson Queiroz foi homenageado. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, o deputado estadual Nelter Queiroz, e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, prestigiaram a 36ª edição do Justiça na Praça.
 


ADOLESCENTE DE 16 ANOS É ASSASSINADA COM MAIS DE 50 FACADAS NA ZONA RURAL DE UPANEMA


Um corpo do sexo feminino foi encontrado no início da noite desta sexta-feira (30/05) na zona rural de Upanema, interior do estado. 

Segundo informações da Polícia Militar, o corpo foi localizado dentro do matagal, ás margens do rio que corta o município, por um grupo de pessoas que procuravam um senhor desaparecido.

A polícia foi acionada e, com ajuda de populares, identificaram o cadáver como sendo Joyce, uma adolescente de 16 anos. 

De acordo com populares, Joyce teria desaparecido na noite de quinta-feira (29). O cadáver continha vários ferimentos provocados por faca, o que leva a crer que a mesma foi morta, brutalmente, com uma arma branca.

A PM acionou o ITEP que fez a remoção do corpo até a sua sede, em Mossoró. Segundo o órgão, a perícia constatou que Joyce foi morta com mais de 50 golpes de faca de mesa. 
O crime será investigado pela Polícia Civil.


Matéria: Portal SOS Notícias do RN - Fotos: Contexto Upanemense – Via CG na Mídia

sexta-feira, 30 de maio de 2014

IBAMA APREENDE 800 QUILOS DE LAGOSTA NA PRAIA DE MURIÚ

Do Tribuna do Norte

Um carregamento de 800 quilos de lagosta foi apreendido no fim da manhã desta sexta-feira (30) na praia de Muriú, em Ceará-Mirim. De acordo com o Ibama, os animais foram pescados no período de defeso, que vai até amanhã, quando é proibida a pesca e distribuição do pescado. A carga foi flagrada em dois pontos de armazenamento clandestinos.

Essa é a terceira vez que uma carga de lagostas é apreendida neste mês. A primeira aconteceu em Mossoró, no dia 14, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou o transporte de 212 quilos do animal. Já a segunda foi em Lajes, quando os policiais flagraram 150 quilos de lagosta em Lajes.

Durante o período de defeso, é proibida a pesca do produto, só sendo permitida a comercialização de crustáceos capturados antes do período entre dezembro e maio, intervalo em que ocorre a reprodução da espécie. Como nessas últimas apreensões as lagostas estavam frescas, ficou comprovado que a pesca ocorreu em período de defeso.

SINDASP-RN PEDE INTERVENÇÃO EM PRESÍDIOS APÓS AGENTE MORRER DE MENINGITE

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte está solicitando uma intervenção de equipes da saúde em algumas unidades prisionais do Estado. Nesta semana, o agente penitenciário Daniel Luz morreu e, de acordo com sua família, a causa da morte foi atestada como meningite.
“Possivelmente, ele pegou a doença na penitenciária Mário Negócio, onde trabalhava, pois começou com uma gripe, depois uma infecção no ouvido, resultando em meningite. Agora, estamos solicitando que as autoridades da Secretaria Estadual de Saúde enviem equipes para aquela unidade, bem como para outras onde estão constatados riscos altos de doença de Chagas”, comenta Vilma Batista.
A presidente do SINDASP-RN ressalta que o caso de meningite do agente Daniel Luz coloca em risco outros agentes que trabalhavam com ele, bem como os próprios detentos. “Além disso, temos recebido constantemente relatos de encontro de barbeiros na unidade de Caraúbas e na própria penitenciária Mário Negócio, em Mossoró. Ou seja, o risco da contaminação da doença de Chagas é alto”, afirma.
Vilma Batista ressalta que esses problemas se agravam devido às estruturas precárias dos presídios do Rio Grande do Norte. Boa parte deles não dispõe de um sistema eficaz de esgoto e dejetos vazam para os pátios em áreas bem próximas ao convívio social dos servidores e dos presos.
“Essa é uma situação que precisa de urgência e de solução emergencial, pois estamos lidando com vidas. Infelizmente, perdemos o agente Daniel Luz e não queremos ver outros colegas mortos pela insalubridade do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte”, completa Vilma Batista.
Ela frisa ainda que os agentes penitenciários lutam para construir um sistema penitenciário eficaz, mas que para isso também precisam ser valorizados e respeitados por parte do Governo do Estado.

5ª morte do ano
O Estado vive uma preocupação com a meninginte. No último dia 24, o estudante universitário André Donaldson Mendes, de 23 anos, morreu por conta da doença. A infecção era de Neisseria meningitides (meningococo), o caso mais grave de meningite. 

A morte preocupou o Estado sobre essa doença e foi emitida nota pela Secretária do Estado de que 46 notificações casos de suspeitas de meningite foram registrados em 2014.


Fonte: Jornal de Fato

MPF APRESENTA TRÊS DENÚNCIAS CONTRA EX-PREFEITO DE JARDIM DE ANGICOS

Irregularidades incluem superfaturamento de obras, fraudes em licitações e pagamento por trabalhos não executados

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou três denúncias contra o ex-prefeito de Jardim de Angicos, Moacir Alves Guimarães. Ele é acusado de irregularidades como fraudes em licitações, superfaturamento de obras e pagamento indevido a empresas, entre os anos de 2001 e 2003. Os serviços incluíam drenagem, pavimentação, construção de quadras esportivas, de galpão de beneficiamento de castanha, de adutora e de reservatório d'água.

Além de Moacir Guimarães, foram denunciados o sócio-administrador da empresa STH Serviços de Topo Hidrografia Ltda., Paulo Roberto Moreno; a sócia-administradora da G.G. Construções e Serviços Ltda., Gerlândia do Nascimento Dantas; e o procurador da empresa Esfera Construção Civil Ltda., Carlos Antônio Ferreira de Lima. As irregularidades praticadas foram identificadas inicialmente em uma fiscalização da Controladoria Geral da União, realizada em 2003.

Na primeira das três denúncias, todas assinadas pelo procurador da República Rodrigo Telles, o MPF aponta fraude à licitação, superfaturamento e inexecução parcial de obras previstas em um contrato firmado pelo ex-gestor com a Caixa Econômica Federal, em novembro de 2001. Esse contrato resultou em repasses de R$ 150 mil para o Município, com objetivo de implantação de infraestrutura hídrica, de beneficiamento e de escoamento da produção agrícola.

Os serviços a serem executados incluíam a construção de um galpão para beneficiamento de castanha de caju, uma adutora de 2,5km, um reservatório elevado com capacidade para 30 mil litros, além de obras de recuperação de estradas vicinais. Para realizar parte desses serviços, Moacir Guimarães promoveu uma suposta licitação, da qual a STH Serviços de Topo Hidrografia Ltda. saiu vencedora, com proposta de R$ 69.854,90.

Apesar de os recursos terem sido integralmente repassados à empresa, a auditoria da CGU verificou que a obra não foi integralmente executada. A STH deixou de executar, no reservatório, a alvenaria de revestimento prevista nas especificações técnicas da obra. As paredes também não receberam a devida pintura.

Outras irregularidades foram constatadas nas obras de piçarramento da estrada entre o Arraial dos Balbinos e Fazenda Nova. A suposta licitação desse serviço, também na modalidade convite, teve como vencedora uma empresa cujo proprietário afirmou nunca ter prestado serviços à Prefeitura de Jardim de Angicos. A CGU confirmou, através de relatos de cidadãos, que a empresa não participou da obra, realizada pela prefeitura com máquinas e equipamentos do próprio poder público.

Laudos periciais reforçam que a assinatura no campo destinado ao responsável pela construtora, tanto no termo de contrato, quanto em uma nota fiscal de serviços, não eram do proprietário, tendo sido falsificadas. Em diversos documentos das supostas licitações não há sequer a assinatura do então presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL). Além da fraude, alguns dos serviços previstos na planilha orçamentária não foram executados, ocasionando prejuízo de R$ 11.515.

“Em resumo, a fiscalização da Controladoria Geral da União concluiu que houve a execução parcial dos objetos conveniados, o que causou aos cofres públicos um prejuízo estimado em R$ 36.358, em valores originários”, cita o texto da denúncia. O galpão de beneficiamento, por exemplo, apresenta desenho interno diferente da planta baixa do edital e o comprimento da adutora não seria de 2,5km, mas no máximo 1,2km.

Peritos identificaram, ainda, indícios de superfaturamento nas obras, algumas das quais custaram aos cofres públicos entre 23,8% e 60,3% acima das quantias apontadas como adequadas. “Destarte, somados os prejuízos decorrentes da execução parcial dos contratos e o superfaturamento verificado em perícia, constata-se que o denunciado Moacir Alves Guimarães provocou um prejuízo total ao erário de R$ 66.137,39”.
Quadras - Na segunda ação movida pelo MPF são denunciados o ex-prefeito e Gerlândia do Nascimento Dantas, sócia-administradora da G.G. Construções e Serviços Ltda.. Essa empresa foi contratada para construção de duas quadras poliesportivas, nas localidades Fazenda Nova e Serrinha. Para a obra, o Município recebeu da União R$ 110 mil, no mês de abril de 2002.

A CGU verificou a ocorrência de fraude no procedimento licitatório, que foi montado, bem como a existência de irregularidade na execução das obras, que apresentavam péssima qualidade. “(...) os pisos cimentados dessas quadras estão apresentando trincas, desgaste excessivo incompatível com o uso (dissolvendo-se) em diversos lugares (…). Há indícios que parte do piso da quadra localizada em fazenda Nova está afundando (…) e a mureta de proteção posicionada por trás de uma das traves está com rachaduras”, indica o relatório da Controladoria.

Apesar dos problemas, Moacir Guimarães efetuou os pagamentos à empresa como se tivesse executado todos os serviços normalmente. “Houve, pois, um dano ao patrimônio público da União de R$ 110 mil, correspondente ao total de recursos federais transferidos no caso”, conclui a denúncia do MPF.

Drenagem - Na terceira ação, Moacir Guimarães é denunciado junto com Gerlândia do Nascimento e ainda Carlos Antônio Ferreira de Lima, procurador da empresa Esfera Construção Civil Ltda.. A ação trata do convênio assinado com o Ministério da Integração Nacional, em dezembro de 2001, para a realização de obras de drenagem superficial e pavimentação nas localidades de Ranulfo Fernandes, Capitão Manoel Vicente, Serrinha de Baixo, Serrinha de Cima, Largo das Pedras, Fazenda Nova e Arraial dos Balbinos.

A Prefeitura recebeu R$ 200 mil em recursos federais e a CGU detectou a prática de fracionamento indevido de licitação, para fugir da modalidade de tomada de preços, além de fraude e inexecução parcial das obras. O MPF aponta que o ex-prefeito contratou diretamente as empresas Esfera Construção Ltda. e G.G. Construções e Serviços Ltda., fora das hipóteses legais de dispensa de licitação e, para encobrir tal ilegalidade, montou os dois procedimentos falsos.

A Controladoria, através da fiscalização realizada em 2003, verificou também que as obras conveniadas não foram executadas na totalidade. A G.G. Construções deixou de drenar e pavimentar 1.020 m² no trecho “Largo das Pedras”. Já a Esfera Construções não executou 960 m² do mesmo serviço, no distrito “Serrinha Baixo”.

O então prefeito encaminhou ao Ministério da Integração Nacional prestação de contas dos recursos atestando a conclusão das obras e o cumprimento das metas estabelecidas no projeto, porém em abril de 2004, ao efetuar uma vistoria, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica do ministério apontou a ocorrência de diversas irregularidades, inclusive a execução parcial do objeto conveniado, calculando a quantia de recursos repassados e não utilizados na obra em R$ 89.928,89.

Pedidos – Todas as três denúncias pedem à Justiça a condenação dos envolvidos pelo artigo 1º, inciso I, do Decreto-lei nº 201/1967, que prevê pena de reclusão de dois a doze anos. O MPF requer ainda, da Justiça Federal, a reparação dos danos causados aos cofres públicos por parte dos envolvidos e também a perda e inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo, função pública ou mandato eletivo.

Moacir Alves Guimarães, Gerlândia do Nascimento Dantas e Carlos Antônio Ferreira de Lima também poderão responder pelo art. 89 da Lei n. 8.666/93 (Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei), que prevê pena de detenção de três a cinco anos, além de multa.


Os três processos tramitam na Justiça Federal sob os números 0001849-60.2014.4.05.8400; 0001844-38.2014.4.05.8400; e 0001843-53.2014.4.05.8400.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ITEP ESTÁ SEM REAGENTES E FLAGRANTES POR TRÁFICO DE DROGAS NÃO SÃO REALIZADOS

A situação do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) voltou a ser alvo de crítica por parte do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (Sinpol). Nesta quinta-feira (29), peritos confirmaram que os procedimentos periciais para identificação e constatação de drogas estão paralisados há três dias devido à falta de reagentes específicos. Segundo perito farmacêutico do órgão, o problema inviabiliza a realização de flagrantes e pode beneficiar criminosos que sejam presos com entorpecentes. Devido à falta de material, os laboratórios de Toxicologia - medicina legal -, e entorpecentes estão fechados, segundo relato do perito de plantão desta quinta-feira (29), Fabrício Fernandes.

De acordo com o Sinpol, desde o início deste ano o Laboratório de Análises e Pesquisas Forenses vem comunicando à direção do Itep, através de memorandos, que o estoque de reagentes e outros insumos estavam acabando. Porém, de acordo com o perito farmacêutico Fabrício Fernandes, o pedido de compra de material foi atendido somente há dez dias, não havendo tempo suficientes para que os produtos chegassem antes de acabar o estoque do Itep.

“Quando a suposta droga chega ao Itep, nós usamos um reagente para fazer a constatação de que é Cannabis Sativa, que é a maconha, por exemplo. Mas, para fins de processo judicial, é preciso fazer um laudo pericial definitivo dessa droga, que também não está sendo feito por falta de insumos”, explicou Fabrício Fernandes, afirmando ainda que o pedido do reagente foi feito há cinco meses, mas só foi atendido às vésperas do fim do estoque.

Segundo Fabrício Fernandes, perito farmacêutico do Itep, as atividades estão paradas no setor de toxicologia de entorpecente e até mesmo de causa mortis, tendo em vista que faltam reagentes para laudos de envenenamento, por exemplo. "Observando, podemos ver que é maconha, mas não há como se comprovar. Preciso de uma metodologia científica para confirmar qual é o material. Sem os reagentes eu não posso precisar", garantiu o perito.

O insituto tem até 12h após lavrado o flagrante da prisão para a relização dos exames comprovam a tipificação da droga. Caso isso nao aconteça, o material fica preso na delgacia e o indivíduo flagranteado pela Polícia é liberado pela Justiça pela falta do laudo comprobatório, através do relaxamento de prisão.

Um exemplo claro do problema foi a prisão de dois suspeitos por tráfico que ocorreu ontem (28), na zona Norte de Natal. O agente Antônio Ferreira, da 6ª DP, informou que os dois homens foram detidos com quantidade de droga que tipifica o tráfico, mas não poderão ficar presos por falta da comprovação de que o produto apreendido realmente é maconha.

"Duas pessoas foram presas com maconha e não temos condições de mantê-los presos. Infelizmente, vamos ter que mandar para a rua dois traficantes. A gente prende, mas não tem a constatação para encaminhar à Justiça", disse o agente.

O perito não mexeu no material apreendido, pois só pode ser aberto para a realização dos exames de constatação. Sem os reagentes necessários, Fabrício Fernandes afirmou que encaminhará a suposta droga à direção, já que não conseguirá realizar os exames e elaborar o laudo de constatação.

Diante do quadro, a diretoria do Sinpol garante que vai comunicar a situação ao Ministério Público e ao Ministério da Justiça, através de ofício. "Do jeito que está hoje, a Polícia Civil não terá como realizar um flagrante de tráfico de drogas, pois o Itep não tem como atestar que aquilo é mesmo droga. Além disso, estamos com a Copa chegando e o Rio Grande do Norte vai receber um grande número de turistas. Então, vamos pedir que as autoridades responsáveis e fiscalizadoras intervenham nesse caso", disse a vice-presidente do Sinpol, Renata Pimenta.

Coleta de sangue

Além da falta de reagentes, o perito Fabrício Fernandes garantiu que os laboratórios do Itep estão sem vários produtos básicos para o funcionamento. Entre eles, frascos para a coleta de sangue. "Atualmente, isso está sendo feito em frascos coletores de urina. O que é um absurdo", disse o perito farmacêutico.


Fonte: Tribuna do Norte

MPF DENUNCIA PREFEITO DO MUNICÍPIO DE RAFAEL GODEIRO

Abel Belarmino de Amorim Filho é acusado de ter desviado recursos públicos federais em benefício de uma empreiteira

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR5), ofereceu denúncia contra Abel Belarmino de Amorim Filho, prefeito do município de Rafael Godeiro (RN). Ele é acusado de ter desviado recursos públicos federais em favor de Tony Wagner Silva, ex-sócio-administrador da Enol Empreiteira Nordeste Ltda., também denunciado.

De acordo com a denúncia, a Prefeitura de Rafael Godeiro recebeu cem mil reais do Ministério da Integração Nacional, por meio de um convênio celebrado em dezembro de 2000, quando Abel Belarmino exercia outro mandato como prefeito. Houve ainda uma contrapartida do município no valor de R$ 14.477,00. A verba total era destinada à reconstrução de 25 unidades habitacionais.

Embora o termo de aceitação definitiva de obras tenha sido emitido em setembro de 2001 e os recursos tenham sido integralmente repassados à empresa, uma fiscalização realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) apontou diversas irregularidades na execução do convênio. Em todas as unidades habitacionais havia serviços previstos que não foram executados, tais como demolição de unidade residencial existente, instalações hidráulicas, calçada de contorno e junta de dilatação plástica para piso. Além disso, algumas unidades foram apenas reformadas, e não reconstruídas, como estava previsto no plano de trabalho.

Segundo cálculo feito pela CGU, teria havido superfaturamento – em função de serviços medidos e pagos, mas não executados – de R$ 41.404,49, correspondente a 36% do montante previsto para execução das obras. Além disso, segundo um relatório elaborado pelo Ministério da Integração Nacional, nenhuma das 25 unidades vistoriadas teve as obras executadas de acordo com o que estava previsto nos projetos, especificações e planilhas orçamentárias.

Mais tarde, em 2009, a CGU realizou uma nova vistoria no local e comparou as obras efetivamente realizadas com o que a Prefeitura declarou ter executado como medidas corretivas das irregularidades apontadas na primeira fiscalização. Foi constatado que, apesar de ter sido executada uma parte significativa das obras, seu valor total (R$ 34.105,49) não fora suficiente para eliminar o montante do superfaturamento originariamente apurado (R$ 41.404,49). Assim, houve ainda dano de R$ 7.299,00 ao erário, equivalente a 6,35% do valor total da obra.

Abel Belarmino e Tony Wagner são acusados de praticar o crime previsto no artigo 1º, I, do Decreto-lei nº 201/67, que consiste em “apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio”. Se condenados, eles podem receber pena de reclusão, de dois a doze anos, além de perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular.

Foro privilegiado – A denúncia foi oferecida ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), no Recife, e não à primeira instância da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, porque prefeitos têm privilégio de foro em ações criminais. Os acusados deverão ser notificados para apresentar defesa preliminar e, posteriormente, o Pleno do Tribunal avaliará a denúncia, que, se for recebida, será transformada em ação criminal.


JOAQUIM BARBOSA SE APOSENTA NO PRÓXIMO MÊS, DIZ PRESIDENTE DO SENADO

Presidente do Supremo, Joaquim Barbosa Givaldo Barbosa / O Globo

Fernanda Calgaro
Do UOL, em Brasília

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, 59, anunciou nesta quinta-feira (29) que vai se aposentar no próximo mês, segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Barbosa se reuniu com Renan no Senado para fazer o comunicado e se despedir.
"Motivo [da reunião foi] surpreendente e triste: o ministro veio se despedir. Ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal. Falou que vai se aposentar agora, no próximo mês", disse Renan. Antes de conversar com o senador, Barbosa esteve com a presidente Dilma Rousseff.
A assessoria de imprensa do STF afirmou não ter sido informada da decisão de Barbosa. O mandato do magistrado na presidência do Supremo se encerraria em novembro próximo.
Com sua aposentadoria, quem assume a presidência do tribunal é o ministro Ricardo Lewandowski, atual vice-presidente do STF. A tradição da Corte estabelece uma rotatividade na presidência baseada na ordem de entrada de cada ministro. Com a ascensão de Lewandowski, a ministra Cármen Lúcia passa a ser a vice. 
À frente da presidência da Suprema Corte desde novembro de 2012, Barbosa, primeiro negro a ocupar o cargo de ministro do STF, chegou ao tribunal em 2003, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A posse dele como presidente coincidiu com o momento em que o ministro está em evidência na mídia por conta do julgamento do mensalão, do qual é relator.
O julgamento, que resultou na condenação de figurões petistas, elevou Barbosa à categoria de celebridade nacional a ponto de haver uma campanha nas redes sociais para que saísse candidato à Presidência da República em 2014.
Adorado pela opinião pública como exemplo ético e de alguém que subiu na vida, Barbosa, mineiro de Paracatu, filho de um pedreiro e de uma dona de casa, foi o 55º presidente do Supremo.

Biografia

Barbosa estudou direito na UnB (Universidade de Brasília) e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Paris. É professor licenciado da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É fluente em francês, alemão, inglês e italiano.
Antes do STF, integrou o Ministério Público Federal por 19 anos (1984-2003). Ocupou ainda diversos cargos no serviço público: foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde (1985-88), advogado do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) (1979-84), oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinque, Finlândia.


SEM EFETIVO PARA CRIAR DIVISÃO DE HOMICÍDIOS, GOVERNO REFORÇA DELEGACIAS.

Do Tribuna do Norte

O titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Eliéser Girão Monteiro Filho, confirmou ontem, dia 28, que a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) não será instalada no prédio cedido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ao Governo do Estado. A criação da divisão especializada – com o efetivo mínimo de 200 policiais – é uma das condicionantes impostas pelo Ministério da Justiça (MJ) para liberar recursos na ordem de R$ 40 milhões do programa “Brasil Mais Seguro”.

Para tentar viabilizar a liberação da verba federal e, ao mesmo, criar mecanismos de enfrentamento à escalada da violência no Estado, a Sesed está reforçando a estrutura das Delegacias de Homicídios (Dehoms) existentes em Natal e Mossoró. “No prazo máximo de três semanas, ou antes mesmo do início da Copa, vamos encerrar o processo de convocação de 52 policiais civis para reforçar as delegacias de homicídios”, explicou o secretário.

A nomeação de 8 delegados, 13 escrivães e 31 agentes da Polícia Civil foi anunciada no dia 19 de abril pelo Governo do Estado. Os policiais foram aprovados no último concurso da instituição realizado em 2010. Segundo o titular da Sesed, as Dehoms, de Natal e Mossoró, passarão contar com um efetivo de 70 a 80 policiais. Isso é menos da metade do previsto para a DHPP.

Antes de convocar o atual titular da Sesed, o Governo do Estado apresentou pelo menos dois projetos que têm como principal objetivo combater a criminalidade: a criação da DHPP e o ingresso no programa “Brasil Mais Seguro”. No entanto, ambos projetos não foram implantados e, para que o segundo se torne realidade, o primeiro precisa sair do papel.

Um dos problemas para implantação da DHPP diz respeito à localização do órgão. Entre as possibilidades ventiladas pela Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), estava o prédio pertencente ao MPRN. Depois de seis anos abandonado, o imóvel foi cedido ao Estado para que a Divisão fosse instalada. No entanto, essa opção está descartada. “Esqueça aquele prédio. Ele não tem condições de ser habitado”, explicou Eliéser Girão.

Apontada como sendo uma das soluções mais importantes para frear o crescimento do número de homicídios, a DHPP é também uma condicionante  do MJ para efetivar a participação do RN no programa “Brasil Mais Seguro”. Há nove meses, o Estado assinou o termo de parceria com o Governo Federal, mas os recursos na ordem de R$ 40 milhões não foram liberados. 

“Eles [o Ministério] colocaram a exigência que precisamos da Divisão com  o formato de 200 homens. Não temos esses 200 policiais.  Não posso descobrir outras delegacias e municípios”, explicou Eliéser. “Inicialmente, a Delegacia de Homicídios está sendo fortalecida com 52 novos policiais que ainda estão entrando na polícia. Em três semanas, no máximo, devemos consolidar esse processo”, completou o secretário. Ontem, o titular da Sesed, informou que a contrapartida do Estado no projeto “Brasil Mais Seguro” já está assegurada e que o Estado está “repactuando algumas coisas para que o financeiro seja disponibilizado”. 

Violência 
A convocação dos 52 homens faz parte do esforço da administração estadual para barrar os números da violência que revelam o aumento da criminalidade no Estado. O último levantamento feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) colocaram o RN em duas preocupantes posições no Mapa da Violência 2014. 

Com percentual de 272%, o Estado teve o maior percentual de crescimento nos casos de homicídios entre os anos de 2002 e 2012. No mesmo período, a variação na  taxa de homicídios por cada grupo de cem mil habitantes foi a maior do país – 229,1%.

Ao comentar o estudo, o secretário disse que a Sesed está reagindo aos dados e pediu ajuda da imprensa e outras instituições. “Estou, há dois meses e meio, tentando mudar uma realidade. No momento, precisamos criar uma campanha do “desarme-se”. As pessoas estão andando armadas espiritualmente, emocionalmente e fisicamente. Eu preciso da mídia e da população para que essa prevenção tenha sucesso”, ponderou o titular da Sesed.

GOVERNO EMITE NOTA SOBRE POSSÍVEL PARALISAÇÃO DOS AGENTES PENITENCIÁRIAS

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – Sejuc vem se manifestar acerca da possível paralisação dos agentes penitenciários no próximo dia 31 de maio.
1º - A pauta apresentada refere-se ao Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - PCCR e o Estatuto, que segundo o Sindicato está em discussão desde 2011, porém o processo que trata dos dois projetos de Lei, nº 68.843/2014 5, teve sua tramitação iniciada em 28 de março de 2014, portanto há apenas 60 dias;

2º - Trata-se de duas Leis bastante extensas, sendo o PCCR com 55 artigos e o Estatuto com 66 artigos. Seguindo o Plano apresentado pelo Sindicato que trás muitas regulamentações na carreira do agente penitenciário, criação de vantagens e auxílios, além de um incremento na remuneração que somados pode chegar a mais de 200% de reajuste. Algo totalmente fora da realidade do nosso Estado e do País, uma vez que a inflação anual gira em torno de 6% no País;

3º - É importante frisar que a Secretaria de Justiça vem desenvolvendo importantes ações para a valorização do profissional agente penitenciário. Ao longo dessa gestão foi concedido um aumento de 45% a estes profissionais (15% em setembro/2012 e 30% em maio/2013), por meio da Lei Complementar Nº 474/2012, em 17 de setembro de 2012.

O Governo do Estado também nomeou novos agentes penitenciários, nos últimos dois anos, vindo a preencher todos os cargos existentes no final de abril/2014.
Em relação ao investimento em equipamentos, o Governo do Estado adquiriu coletes à prova de balas; algemas; espingardas calibre 12; pistolas Ponto 40, fuzis, munição, capacetes, escudos e caneleiras. Além do processo já em andamento para compra de fardamento.

Já sobre a aquisição de veículos, foram 20 viaturas de médio porte, de cinco viaturas tipo furgão, grande porte, e mais 10 veículos de pequeno porte.

No que diz respeito à infraestrutura, a Secretaria de Justiça vem realizando reparos nas unidades prisionais, como a reforma e ampliação da Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó. E construção da Cadeia Pública de Ceará-Mirim em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional – Depen, que encontra-se em fase de licitação.


A Sejuc e o Governo do Estado continuam abertos ao diálogo, como sempre estiveram para seguir com o debate, sobretudo por entender que o Plano de cargos e o Estatuto é uma conquista necessária, não só para esta categoria como para outras, porém a proposta apresentada pelo Sindicato implica em um incremento de 200% na remuneração, além dos 45% já concedidos na atual Gestão, são inexequíveis do ponto de vista financeiro para que o Estado do Rio Grande do Norte possa fazer face a esta despesa.

REDUÇÃO DA VAZÃO DA ARMANDO RIBEIRO REDUZ O ABASTECIMENTO EM 25% DE MOSSORÓ



A diminuição de vazão na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves tem provocado falta de água em parte de Mossoró e em cidades vizinhas. Com essa redução, foi afetado o abastecimento de água em 100% de Assu, 25% de Mossoró, 50% de Serra do Mel, além de 100% da comunidade de Palheiros III, município de Upanema.
 
O sistema também é responsável por 100% do abastecimento de várias comunidades em Mossoró e Serra do Mel, incluídas na lista de localidades com abastecimento prejudicado. São elas Hipólito I, Hipólito II e Quixaba, em Mossoró; Maracanaú, Corda de Sombra I, Corda de Sombra II, Favela e Mulunguzinho. 

Segundo a gerente de Controle de Empreendimentos da Caern, engenheira Geny Formiga, mesmo com a providência tomada na manhã desta quarta-feira pela ANA, abrindo a comporta para a vazão de 6 m3 / s, o sistema deve demorar pelo menos 72 horas para atingir a situação de normalidade. É o tempo necessário para que ocorra a pressurização das adutoras Jerônimo Rosado e Assu. 

A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) afirma que está fazendo gestões junto à Agência Nacional de Águas (ANA) para solucionar o mais rápido possível o problema da paralisação.

Na última segunda-feira (26), a ANA, responsável pela operação do Sistema Curemas-Açu, reduziu a vazão da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves de 6 m3 / s para 5 m3 / s, causando a falta de água no Sistema de Captação e Tratamento de Assu.

Ao tomar conhecimento, a Caern imediatamente entrou em contato com a Superintendência de Usos Múltiplos e Eventos Críticas da ANA, e hoje pela manhã a agência já providenciou a abertura para a vazão anterior.

O Sistema Curemas-Açu, localizado na Bacia Hidrográfica Piranhas-Açu, é constituído de dois grandes reservatórios: O Curema-Mãe D’Água, na Paraíba, e a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte.

O rio Piranhas-Açu, perenizado por esses reservatórios, é de domínio da União. A operação do sistema é de responsabilidade da ANA e do Dnocs, com apoio dos órgãos gestores dos estados da Paraíba (AESA) e Rio Grande do Norte (Semarh e Igarn).

Na manhã de ontem (28), os gerentes das Regionais Mossoró e Assu da Caern, Nehilton Barreto e Antônio de Pádua, estiveram na captação da adutora Jerônimo Rosado, localizada às margens do rio Piranhas/Açu, nas imediações do balneário da barragem da Armando Ribeiro Gonçalves para avaliar a situação.

Na captação, durante a manhã de hoje, o volume acumulado ainda era muito baixo para fazer a captação de água normalmente. Nos dois locais visitados pelos gerentes haviam técnicos que trabalham para a Agência Nacional de Águas (ANA) e para o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) realizando medições na barragem.

Os gestores afirmaram sobre a preocupação com a redução na vazão e os técnicos garantiram que iriam regularizar a vazão para permitir a captação normal.


Fonte: Jornal de Fato

FALTA DE MÉDICOS LEGISTAS NO ITEP DE CAICÓ FAZ COM QUE CORPOS SEJAM NECROPSIADOS EM MOSSORÓ

O corpo do ex-detento Genival Inácio da Silva “BIBI”, assassinado na tarde desta quarta-feira, (28), por volta das 15hs, na zona norte de Caicó, teve que ser levado para o ITEP de Mossoró, para ser necropsiado. O corpo saiu de Caicó por volta das 19hs e por volta da 1hs da  madrugada estava de volta. O motivo é a falta de médico legista de plantão na Unidade de Polícia Técnica de Caicó.
A informação apurada pelo Blog Sidney Silva é que desta quarta-feira, (28) até o sábado, dia 31 de maio, a escala de plantão está desfalcada.
O ITEP de Caicó, só dispõem atualmente de 3 médicos legistas.
Com relação aos corpos, eles seguirão para Mossoró, mas, as pessoas presas que precisarem fazer exame de corpo de delito, por exemplo para entrar na Penitenciária Estadual do Seridó, não serão atendidos por causa da falta do médico legista.
Sobre o crime ocorrido em Caicó, na tarde desta quarta-feira, na Boa Passagem, o ex-detento Genival da Silva, foi assassinado por um homem não identificado que chegou ao local (próximo a praça do Bairro) e efetuou disparos que atingiram a vítima que tombou morto. Esse foi o 13º homicídio registrado em Caicó, neste ano de 2014.


Fonte: Sidney Silva

POLÍCIA MILITAR DE CAMPO GRANDE RECUPERA MOTO QUE FOI ROUBADA DE DENTRO DE UMA POUSADA NA CIDADE



A Polícia Militar de Campo Grande sob o comando do Sargento Tarcio Fernandes e o Sd Amaro em patrulhamento de rotina, recuperaram a moto Titan 150cc, de cor preta, placa MYW 6391, de Caraúbas/RN, que foi roubada de dentro da garagem da Pousada do Chapéu em Campo Grande/RN, no dia 17/05. 

A moto foi recuperada na manhã desta quinta-feira, 29/05, as margens da RN 233, nas proximidades da Comunidade Morcego em Campo Grande/RN. 

Queremos deixar os nossos Parabéns a Polícia Militar de Campo Grande e região pelo excelente trabalho que vem realizando. 

Fonte: CG na Mídia

quarta-feira, 28 de maio de 2014

JUSTIÇA ESTADUAL ARQUIVA INQUÉRITO POLICIAL MILITAR CONTRA TENENTE-CORONEL

Do TJRN
O pedido de arquivamento do Inquérito Policial Militar nº 0000434-92.2008.8.20.0125, solicitado pelo Ministério Público Estadual ao Judiciário Potiguar, foi acatado pelo juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, em substituição na 11ª Vara Criminal de Natal. Trata-se do caso do tenente-coronel PM Raimundo Aribaldo Mendes de Souza, coordenador de operações do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público do Estado, sendo responsável pelas atividades de interceptação realizadas pelo sistema Guardião.
Segundo consta nos autos do processo, o oficial da PM foi investigado pela suposta prática de possíveis delitos de falsidade documental e ideológica. Um documento confeccionado dentro da inteligência da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em 2007, e que teve sua idoneidade contestada pelo Judiciário estadual em 2009, teria sido adulterado pelo tenente-coronel.
Ao final da análise dos autos, e das oitivas da defesa e acusação, o magistrado concordou com o pedido de arquivamento formulado pelo Ministério Público, haja vista a demonstração de que ocorreu um equívoco (ou uma sequência deles), quando se considerou como "original" um documento que era cópia autenticada de uma das vias. Em complemento, o juiz Henrique Baltazar afirmou que a conduta dos policiais investigados não foi dolosa.

(Inquérito Policial Militar nº 0000434-92.2008.8.20.0125)